Não é novidade o quanto o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todas as áreas de atuação, e ter um currículo exemplar não basta para conseguir um bom emprego. Dentro deste contexto, realizar uma boa entrevista de emprego é algo determinante para o seu sucesso. Por isto confira 8 dicas que vão ajudá-lo a ter sucesso neste momento tão importante de sua carreira.
1 – Esteja bem preparado
Antes de fazer a sua entrevista de emprego, levante o máximo de informações possíveis sobre o local da vaga e o seu empregador. Acesse o site da empresa, fale com pessoas que já trabalharam no local ou que o conhecem. Além disto, tenha preparada uma lista de perguntas que você possa fazer ao entrevistador, como esclarecimentos sobre a vaga, e demais detalhes pertinentes.
2 – Sintonize-se com seu currículo e suas habilidades
Na hora de falar com o entrevistador, tenha o seu currículo bem estudado e esteja pronto para responder perguntas sobre ele. Saiba como suas habilidades podem ser utilizadas se a vaga em questão for sua e mostre como a sua experiência pode beneficiar o local do emprego. Tenha um kit com os seus certificados e referências preparado.
3 – Treine para responder as perguntas mais comuns
Em toda a entrevista de emprego existem algumas perguntas padrão, como a seu respeito, descrever suas metas na carreira e o que você espera da vaga para a qual está se candidatando. Nestes casos, o ideal é ser você mesmo, respondendo tudo com sinceridade e mostrar com moderação diversas facetas de sua vida pessoal.
4 – Seja seguro e confiante
Passar uma boa imagem faz toda a diferença na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Quando você for falar com o seu entrevistador, use uma boa linguagem corporal, cumprimentando-o de maneira adequada e com um aperto de mão firme, sentando-se com uma posta adequada e mantendo o contato visual. O segredo está em mostrar-se seguro em si mesmo.
5 – Internalize o processo da entrevista como um todo
Uma entrevista de emprego é composta por vários momentos, e quanto mais você estiver seguro de todo o ritual que a envolve melhor serão os seus resultados. Por isto, tenha consciência que normalmente este processo começa com uma conversa introdutória, seguida de questões mais sérias e informações sobre a empresa em questão. Geralmente o espaço para as suas perguntas é deixado para o final.
6 – Preste atenção no que você está fazendo
Ouça com atenção as perguntas que estão sendo feitas por seu entrevistador, sem tentar enrolar em suas respostas ou dar detalhes irrelevantes. Mostre que você já refletiu sobre a função que poderá vir a exercer antes da entrevista, e não se esqueça de ter atitudes positivas em suas ações. Mantendo a concentração e o foco não haverá espaço para erros e outros problemas.
7 – Mostre vontade de “vestir a camisa” da empresa
Isto faz toda a diferença para um entrevistador, e pode determinar o seu sucesso logo no começo de sua entrevista. Demonstre entusiasmo com a chance de trabalhar na empresa em questão, sem deixar de lado o fato de estar disposto a crescer naquele ambiente de trabalho. Lembre-se de que quanto mais interesse você mostrar, melhores serão as suas chances.
8 – Faça anotações pós-entrevista
Por último, mas não menos importante, tire um tempo para refletir sobre a sua entrevista depois de sua realização. Anote todos os pontos altos e baixos em sua opinião, bem como qualquer outro aspecto que julgar interessante. Sempre que for possível, escreva um e-mail de agradecimento para a empresa e fique no aguardo de novidades sempre com boas expectativas.
Lembre-se de levar em consideração todos estes aspectos na hora de sua entrevista e tenha em mente que hoje em dia as empresas buscam candidatos cujo comportamento esteja alinhado com o ambiente profissional criado. Prepare-se mentalmente para esta situação e mantenha a calma, sem se preocupar em dar as respostas certas. Se você causar uma boa primeira impressão, o resto virá naturalmente e sem muito esforço. Por isto, siga estas dicas e prepare-se para todos os possíveis desafios que sua carreira irá trazer. Isto fará toda a diferença na hora de conseguir um novo trabalho.
Fonte: JusBrasil